Sobre a Revista Ibero-Americana de Missiologia
Por que uma revista acadêmica sobre Missões?
A Revista Ibero-americana de Missiologia (RIMI) é uma iniciativa da Associação Missionária para a Difusão do Evangelho (AMIDE) para publicar textos elaborados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre o tema central da revista, assim como para divulgar dissertações de mestrado defendidas no âmbito do curso livre de Mestrado em Missiologia.
Como presidente da instituição, foi-me solicitado escrever a apresentação da RIMI, que deverá ser útil no despertamento de pensadores cristãos que escrevam sobre o tema.
A maioria dos livros publicados na área missiológica em língua portuguesa são traduções de obras originalmente publicadas na Europa, na América do Norte e na África do Sul. Assim, a Igreja brasileira tem uma impagável dívida de gratidão com cristãos pensadores internacionais que têm produzido uma literatura missionária riquíssima e a tem disponibilizado a todos os povos.
Portanto, o mote que rege a publicação da RIMI é o despertamento da visão missionária entre pensadores cristãos nacionais e estrangeiros. Crê-se que, olhando para os campos missionários que estão brancos para a ceifa, haja disposição para contribuir com a literatura internacional, escrevendo sobre temas missionários, em especial com a cosmovisão da Ibero-América
Questão importante é a carência de livros e artigos de pensadores que escrevam sobre missões com o ponto de vista das experiências do missionário brasileiro no campo, com sua maneira alegre e descontraída e que ama fazer amigos e estar com eles. Tal característica, por sua vez, é favorável ao campo transcultural, foco da visão da AMIDE como agência missionária.
Com a publicação da RIMI espera-se obter respostas ao desafio da Grande Comissão dada por Jesus à sua igreja, no contexto perigoso e desafiador deste século.
O liberalismo teológico do século XX tem esmaecido o ardor missionário em muitos corações. Há, portanto, uma tarefa urgente a ser cumprida para que a glória de Deus seja vista e reconhecida entre todos os povos. Como não poderia deixar de ser, quando um povo é alcançado pelo Evangelho de Cristo, seus nativos se tornam filhos do Deus, a Igreja nasce, cresce e se fortalece.
Será que neste tempo perigoso e desafiador, de crescente liberalismo teológico, de tremenda multiplicação da iniquidade, de esfriamento do amor de Deus nos corações dos homens, a Ibero-América pode cooperar com o Corpo de Cristo no mundo, publicando artigos com eles, na defesa de uma missiologia embasada na autoridade absoluta do texto sagrado, para que o Senhor e seus grandes feitos sejam conhecidos e vistos em toda a Terra?
A AMIDE, por meio do Centro de Estudos Avançados em Missões (CEAM), lança a RIMI, crendo na existência de um grupo de pensadores que pode ser chamado por Deus para escrever e publicar o que aprenderam na meditação da Palavra, na prática missionária, no ensino e na pesquisa. A RIMI, como contribuição para a literatura missionária, consiste em uma iniciativa que visa ao despertamento de missões nos corações dos vocacionados e ao fortalecimento do ensino, da pesquisa e do treinamento de futuros missionários que façam Missões para o louvor da glória do Deus Vivo.