Discipulando a los pobres urbanos: observaciones desde el campo.
Artículo de Ajith Fernando.
Palabras clave:
sociedade ideal, ministério com pobres, ministério dos messias, evangelismoResumen
No final dos anos 60, o diretor fundador da Juventude para Cristo (YFC), Sri Lanka, Sam Sherrard, estava examinando a lista de todos os que haviam assumido compromissos com Cristo por meio de nosso ministério e estava preocupado com o pouco contato que o ministério tinha com esses jovens. pessoas. Isso o levou a procurar uma metodologia melhor para o acompanhamento de nosso ministério. Por volta dessa época, ele leu dois livros, ambos os quais apareceram pela primeira vez em 1963: New Testament Follow-Up, de Waylon B. Moore [i] e The Master Plan of Evangelism, de Robert Coleman. [Ii] O resultado foi uma revolução no trabalho de Sherrard. compreensão do ministério: ele viu a necessidade de cuidados continuados daqueles que assumiram compromissos e o valor dos líderes discipulando algumas pessoas. Ele abandonou seus planos de rápida expansão do ministério e determinou que se colocaria na vida de algumas pessoas. Ele garantiu a seus supervisores que estavam um pouco preocupados com a mudança que, uma vez que uma boa base de liderança fosse desenvolvida, o ministério não apenas se expandiria como também encontraria uma base de apoio financeiro estável por meio de voluntários que foram discipulados. Mais de quarenta anos depois, podemos diga que o que ele previu aconteceu. O ministério agora opera através de 150 pontos ministeriais (como clubes de jovens) em todo o país. A maioria dos oitenta funcionários e 560 voluntários por quem trabalha conheceu Cristo e foram discipulados em Juventude por Cristo. Discipular continua sendo um aspecto fundamental de nossa ética. Por volta de 1978, houve outra grande mudança na estratégia do ministério. A YFC estava trabalhando principalmente com jovens cristãos de classe média e nominal em inglês, em parte por causa da falta de bons ministérios para jovens na maioria das igrejas. Agora, as comunidades de jovens começaram a surgir em muitas igrejas. Por muitos anos, estávamos pensando no enorme desafio de alcançar a juventude totalmente não alcançada em nossa nação. A maioria desses jovens era de língua cingalesa ou tâmil e era de origem economicamente pobre. Decidimos nos concentrar nesses jovens, uma mudança que envolveu uma grande mudança cultural para nós. Nos últimos trinta e três anos, mais ou menos, meu ministério primário esteve com os pobres urbanos. Isso inclui nosso ministério na Igreja Metodista local, em que minha esposa e eu ajudamos a recomeçar cerca de trinta e três anos atrás, depois que ela desapareceu. A maioria dos membros desta igreja são cristãos de primeira geração, de origens economicamente pobres. Este artigo refletirá sobre nossas tentativas de aplicar princípios de discipulado em nosso ministério com os pobres urbanos.