Línguas e Missões: relações bíblicas e culturais do Cristianismo Antigo

Autores

  • Geruza de Souza Graebin

Palavras-chave:

Cristianismo Antigo; missões e cultura; língua e missões; missões e Novo Testamento.

Resumo

Este artigo tem o intuito de trazer à tona algumas reflexões sobre a relação entre o trabalho missionário e a utilização da língua como veículo comunicativo, tanto na modalidade oral como na modalidade escrita, durante os primeiros séculos do Cristianismo. No período aqui analisado, o trabalho missionário foi, sobretudo, um evento linguístico que se serviu das regras e convenções culturais da época como um meio para propagar a mensagem do evangelho. Além disso, por escolha do próprio Deus, a pluralidade linguística foi colocada no cerne da atividade missionária, como indicam os relatos de Lucas sobre o Dia de Pentecostes e do apóstolo João sobre a Igreja redimida em Apocalipse.

Referências

ALEXANDRE JÚNIOR, M. Hermenêutica retórica. Lisboa: Alcalá, 2004.

ARISTÓTELES. Retórica. 2.ed. rev. Tradução Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto, Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005.

BAILLY, A. Dictionnaire grec-français. Paris: Hachette, 1950.

BAUCKHAM, R. Imaginative Literature, in: ESLER, P (ed.), The Early Christian World, v.II. London and New York: Routledge, 2000. p.791-812.

CONOLLY, J. A. The politics of rethorical education. In: GUNDERSON, E. (ed.) The Cambridge companion to ancient rethoric. Cambridge: University Press, 2009. p. 126-141.

DAWSON, D. Allegorical readers and cultural revision in Ancient Alexandria. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1992.

DELGADO, J.; PORDOMINGO, F. La Retórica Escolar Griega y su Influencia Literaria. Edición a cargo de Jesús Ureña y Laura Miguélez–Cavero. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2017.

FERNANDO, A. Discipling the urban poor. In: DORSETT, L. and FERNANDO, A. (eds.), Fulfilling the Great Commission in the Twenty-First Century: Essays on Revival, Evangelism, and Discipleship in Honor of Dr. Robert E. Coleman. Franklin, TN: Seedbed Publishing, 2015. p. 75-98.

FOX, R. L. Literacy and power in early Christianity. In: BOWMAN, A. and WOOLF, G. (eds.), Literacy and power in the ancient world. Oxford: Cambridge University Press, 1996. p. 126-148.

GUMPERZ, J (ed.) Language and Social Identity Studies in Interactional Sociolinguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

GUMPERZ, J. Convenções de Contextualização. In: RIBEIRO, B.T. & GARCEZ, P.M. (orgs.), Sociolinguística interacional: antropologia, linguística e sociologia em análise do discurso. Tradução José Luiz Meurer e Viviane Heberle. Porto Alegre: AGE, 1998. p. 149-182.

HARVEY, S. 2008. Martyr Passions and Hagiography, in: HARVEY, S. and HUNTER, D. (eds.), The Oxford Handbook of Early Christian Studies, Oxford: University Press, 2008. p. 603-627.

HERRICK, J.A. The history and theory of rhetoric. 3.ed. Boston: Routledge, 2005.
HYMES, D. The Ethnography of Speaking. In: GLADWIN T. & STURTEVANT (orgs.). Anthropology and Human Behavior. Washington, D.C.: Anthropological Society of Washington, 1962.

KENNEDY, G. (Transl.). Progymnasmata: Greek Textbooks of Prose Composition and Rhetoric. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2003.

KINDELL, G. Guia de Análise Fonológica. 2.ed. Brasília: Sociedade Internacional de Linguística, 1995.

LABOV, E. Padrões Sociolinguísticos. Tradução Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline R. Cardoso. São Paulo: Parábola: 2008.

PERKINS, J. The suffering self: pain and narrative representation in the Early Christian Era. London and New York: Routledge, 1995.

PERNOT, L. La Seconde Sophistique et l’Antiquité tardive, Classica, 19 (1), 2006, p. 30-44.

PLATÃO. Górgias. Coleção clássicos gregos & latinos, 6. ed. Lisboa: Edições 70, 2006.
REARDON, B.P. Courants littéraires grecs des IIe et IIIe siècles après J.-C. Paris: Belles Lettres, 1971.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. 27.ed. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2006 [1916].

SCHÄUBLIN, C. 2006. The Contribution of Rhetorics to Christian Hermeneutics. In: KANNENGIESSER, C. (org.), Handbook of Patristic Exegesis: the Bible in Ancient Christianity. Leiden, Boston: Brill, 2006. p. 149-163.

SMITH, W. St. Paul’s Letters and Classical Culture. In: Ancient Narrative 15. Groningen: Barkhuis Publishing and Groningen University Library, 2019. p. 161-184.

WEIR, E. Nadëb. In: KAHREL, P. and VAN DEN BERR, R. (eds.). Typological Studies in Negation. Typological Studies in Language, v.29. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing, 1994. p.291-323.

WEISS, H. Fonética Articulatória: guia e exercícios. 3.ed. Brasília: Summer Institute of Linguistics, 1988.

WHITMARSH, T. Greek literature and the Roman Empire – the politics of imitation. Oxford: University Press, 2001.

WHITMARSH, T. The Second Sophistic. Cambridge: University Press, 2005.

Downloads

Publicado

2019-10-31